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Mostrando postagens de abril 3, 2016

NR12 - Segurança no trabalho em máquinas e equipamentos - ENFOQUE ELETRICIDADE

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12.14 As instalações elétricas das máquinas e equipamentos devem ser projetadas e  mantidas  de  modo  a  prevenir,  por  meios  seguros,  os  perigos  de  choque  elétrico,  incêndio, explosão e outros tipos de acidentes, conforme previsto na NR 10.  12.15  Devem  ser  aterrados,  conforme  as  normas  técnicas  oficiais  vigentes,  as  instalações, carcaças, invólucros, blindagens ou partes condutoras das máquinas e  equipamentos que não façam parte dos circuitos elétricos, mas que possam ficar sob  tensão.  12.16  As  instalações  elétricas  das  máquinas  e  equipamentos  que  estejam  ou  possam estar em contato direto ou indireto com água ou agentes corrosivos devem  ser  projetadas  com  meios  e  dispositivos  que  garantam  s...

Conceito de Zona de Risco

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CONCEITO DE ZONA DE RISCO Áreas com possibilidades ou presença de Gases e Vapores Infamáveis são classificadas como Zona 0, Zona 1 e Zona 2.  ZONA 0 Local  onde  uma  atmosfera  explosiva  na  forma  de gás,  vapor  ou  névoa  está  presente,  frequentemente, continuamente, ou por longos períodos. ZONA 1  Local  onde  uma  atmosfera  explosiva  na  forma  de  gás, vapor  ou  névoa poderá  ocorrer,  ocasionalmente  em operação normal. ZONA 2 Local  onde  é  improvável  de  ocorrer  (em  condições normais) uma atmosfera explosiva na forma de gás, vapor ou névoa, e se ocorrer será por um curto período de tempo. Nota:  equipamento  certificado  para  Zona  1  também  é adequado  para  Zona  2.  Equipamento  certificado  para Zona 0 é adequado ...

Confira os riscos elétricos em embarcações

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Por: André Sales  Incêndios – e não naufrágios – são a causa mais frequente da perda de barcos. E eles quase sempre têm origem num só ponto: a parte elétrica. Portanto, fique ligado. Aqui esta uma lista dos 6 maiores riscos que se pode correr com o sistema elétrico de sua embarcação. Terminais e conexões em mau estado:   O “coração” das instalações elétricas são os terminais e as conexões, especialmente das baterias. Se eles  estiverem frouxos, podem superaquecer e derreter os cabos. Para evitar isso, faça um check-up completo,  tanto na fiação quanto nos seus complementos, pelo menos uma vez por ano. Voltagem diferente nas tomadas da marina: Como a maioria das marinas não segue um padrão na voltagem, há sempre a possibilidade de a tomada do  cais não ser compatível com a do seu barco. Assim, curtos-circuitos podem ocorrer, afetando até mesmo a  parte eletrônica dos motores. Instalar equipamentos diferentes:  Certifique-se de que o automáti...