Investi em um sistema solar, mas ele não zerou minha conta de energia elétrica, por que?
Seu sistema Fotovoltaico não está funcionando como deveria?
Para que o sistema desempenhe seu papel de forma correta e com a melhor eficiência possível é necessário ficar atento à algumas questões.
Muitas vezes, a má instalação do sistema ou projeto errôneo gera a falsa ideia de que este tipo de energia não entrega o que promete. Mas o problema está na instalação incorreta e não na energia solar.
A instalação do sistema fotovoltaico em residências segue algumas premissas importantes. São elas:
Preparo do local: essa é a fase do layout do painel, onde é identificado o melhor local para a colocação dos módulos a fim de evitar sombreamento e maximizar a eficiência. Decisões de inclinação e orientação dos painéis também são importantes e são feitas com base na localização da residência.
Instalação de suportes: são fixados de acordo com o tipo de telhado da residência. Esta é uma fase importante, pois os suportes devem ser aparafusados de forma correta, para promover segurança e evitar infiltrações.
Instalação dos trilhos de fixação: os trilhos são instalados nos suportes já colocados. Devem ser escolhidos de acordo com a carga de vento no local, compostos de materiais de qualidade para evitar corrosão e desgaste ao longo dos mais de 25 anos de operação.
Instalação das placas solares: nesta fase, as placas são colocadas nos trilhos já instalados através de grampos de fixação projetados para este fim e ocorre a conexão dos cabos.
Conexão dos painéis solares: para finalizar, o eletricista deve conectar os painéis solares ao inversor utilizando cabos próprios para isto e instalar o inversor na rede elétrica da residência considerando as devidas proteções elétricas para proteger a residência e os equipamentos do sistema fotovoltaico.
Inclinação e Posicionamento de acordo com o movimento solar: os painéis solares precisam ser instalados de forma que os raios solares incidam sobre eles da melhor forma possível. O projetista deve estar atento ao posicionamento e ao sombreamento do local. A perda de geração da energia solar fotovoltaica não é tão grande se o sistema for instalado nas faces voltadas ao Leste e Oeste:
- As perdas direcionais para telhados com face NE ou NO variam entre 3% e 8%.
- Para um telhado com face Leste ou Oeste, você pode perder entre 12% e 20%.
- Para face Sul, as perdas são muito grandes. Somente considere instalar nesta parte do seu telhado se você morar na região Norte do Brasil.
Mas não são apenas estes passos que devem ser levados em consideração na hora de se atentar para a instalação do sistema fotovoltaico em uma residência.
Ao contratar uma empresa para a implementação é importante realizar um orçamento para desenvolver um projeto adequado de instalação do painel solar. Cada residência tem suas diferenças, seja em relação a localização ou tamanho. Por isso, é importante se atentar a este detalhe.
Não recomenda-se a instalação do sistema solar por pessoas não especializadas na área. Pode ser uma tarefa perigosa e apenas engenheiros e eletrotécnicos conseguem a autorização da distribuidora de energia da região para conectar o sistema. Além disso, pessoas leigas no assunto podem instalar o sistema de forma incorreta, impactando na eficiência e desempenho da geração de energia e até mesmo danificando o sistema fotovoltaico ou a rede elétrica do cliente.
O sombreamento sobre os painéis solares, mesmo que seja em uma pequena parte do sistema, compromete enormemente a eficiência do sistema, principalmente em sistemas que utilizam um único inversor. Os sistemas que utilizam microgeradores são menos impactados pelo sombreamento, porém demandam manutenção mas frequente.
No Brasil, a melhor direção do painel solar fotovoltaico é a voltada para o Norte. Isso tendo em vista que, no hemisfério Sul, o Sol nasce no Leste, sobe se inclinando ao Norte e se põe no Oeste.
Também se deve levar em conta a melhor forma de interligação dos módulos a fim de maximizar a geração do sistema fotovoltaico. Um erro muito comum das empresas de energia solar, por falta de conhecimento técnico, é a interligação de módulos localizados em diferentes águas do telhado dentro de um mesmo string (conjunto de módulos em série). Essa prática, além de não obedecer as normas de projeto de sistemas fotovoltaicos, compromete a geração de energia e também a segurança dos sistemas fotovoltaicos.
Uma das principais fontes de perdas em um sistema fotovoltaico é o mismatch (também chamado de incompatibilidade ou descasamento) entre as quantidades de energia geradas por dois ou mais módulos dentro de um arranjo fotovoltaico [1]. Os módulos fotovoltaicos de 250Wp conectados em série não podem operar em seu ponto de máxima potência individual porque a corrente é forçada a ser igual em todos os módulos da string.
Outro fator importante em relação ao funcionamento adequado do Sistema Fotovoltaico é a manutenção. Mas o que seria esta manutenção? As manutenções consistem, em sua maioria, em limpeza dos painéis solares e revisão das conexões.
Deste modo, questões ligadas a instalação de um Sistema de Energia Solar Fotovoltaico devem ser encaradas com seriedade e profissionalismo, para que o funcionamento seja adequado e a geração de energia, eficaz.
Comentários
Postar um comentário