Funções Ladder para programar CLPs para Iniciantes
Gerar link
Facebook
X
Pinterest
E-mail
Outros aplicativos
Vamos iniciar uma série que irá falar sobre a linguagem Ladder, comumente utilizada por CLPs, nosso primeiro assunto serão as condições de verdadeiro e falso das logica E e OU.
Condição VERDADEIRO ou FALSO //
Para entender os controladores lógicos programáveis (PLCs) e suas aplicações, você deve primeiro entender os conceitos de lógica por trás deles.Vamos irá explicar a relação entre álgebra booleana e lógica contato simbologia, de modo que você estará pronto para aprender sobre processadores PLC e funções de lógica ladder e diagramas.
O conceito binário mostra as quantidades físicas como (variáveis binárias) que podem existir em um de dois estados podem ser representados como 1 ou 0.
Agora, você vai ver como declarações que combinam duas ou mais destas variáveis binárias pode resultar em qualqueruma condição verdadeira ou falsa, representada por 1 e 0, respectivamente.
Controladores lógicos programáveis (PLCs) tomar decisões com base nos resultados destes tipos de declarações lógicas.
Operações realizadas pelo equipamento digital, como controladores programáveis, baseiam-se em três funções fundamentais da lógica ladder - AND, OR e NOT.Estas funções combinam variáveis binárias para formar as instruções.Cada função tem uma regra que determina o resultado declaração (VERDADEIRO ou FALSO) e um símbolo que o representa.
Funções Lógica Ladder //
Há muitas situações que requerem acções de controlo para ser iniciado quando uma determinada combinação de condições é realizado.Assim, para uma máquina de perfuração automática,pode haver a condição de que o motor de perfuração é para ser activado quando os interruptores de limite são activados que indicam a presença da peça de trabalho e a posição de perfuração, como estando na superfície da peça de trabalho.
Tal situação envolve a função AND lógica, condição A ea condição B tendo ambos a ser realizado por uma saída para ocorrer.Esta seção é uma consideração de tais funções lógicas.
Certifique-se de ler a primeira parte deste artigo "PLC esquemas de comando para Engenheiros Elétricos (Iniciantes)". Agora vamos falar sobre as seis funções lógicas mais utilizados na programação do PLC //
A Figura 1a mostra uma situação em que uma saída não é energizado, a menos que dois, normalmente aberto, interruptores estão ambos fechados.Um interruptor e interruptor B têm ambos de ser fechada, que assim dá uma situação E a lógica.Podemos pensar nisso como representando um sistema de controle com duas entradas A e B (Figura 1b).Só quando A e B são ambos no existe uma saída.
Assim, se usarmos 1 para indicar um no sinal e 0 para representar um sinal de fora, em seguida, para que haja uma saída de 1 devemos ter A e B 1.
Tal operação é dito para ser controlado por uma porta lógica e a relação entre as entradas para uma porta lógica e as saídas são tabulados em uma forma conhecida como umatabela de verdade.
Assim, para a porta AND temos //
Entradas
Saída
UMA
B
0
0
0
0
1
0
1
0
0
1
1
1
Figura 1 - (a) e circuito (b) E lógica portão
Um exemplo de um portão e é um sistema de controlo de encravamento para uma máquina-ferramenta para que ele só pode ser operado quando o guarda de segurança está na posição eo poder ligado.
A Figura 2a mostra um sistema de portão e em um diagrama de escada.
O diagrama escada começa com ||, Um conjunto de contatos normalmente aberto rotulados de entrada A, para representar o interruptor A e em série com ele ||, Um outro conjunto de contatos normalmente aberto rotulados de entrada B, para representar chave B. A linha, em seguida, termina com O para representar a saída.Para que haja uma saída, entrada A e B de entrada tem que ocorrer, ou seja, a entrada A e B têm contatos de entrada a ser fechado (Figura 2b).
Em // geral sobre um diagrama de contatos em um degrau escada horizontal, ou seja, os contatos em série, representam a lógica e operações.
A Figura 3a mostra um circuito eléctrico, onde uma saída é alimentado quando o interruptor A ou B, ambos normalmente aberto, são fechadas.Isto descreve uma porta lógica OR (Figura 3b) em que a entrada A ou B de entrada deve estar ligado para que haja uma saída.
A tabela verdade é //
Entradas
Saída
UMA
B
0
0
0
0
1
1
1
0
1
1
1
1
Figura 3 - (A) ou do circuito eléctrico (b) OU porta lógica
Figura 11.10a mostra um sistema de porta lógica OR em um diagrama de escada, Figura 4b mostra uma maneira alternativa equivalente de desenhar o mesmo diagrama.
O diagrama escada começa com ||, Contatos normalmente abertos rotulados de entrada A, para representar o interruptor A e em paralelo com ele ||, Contatos normalmente abertos rotulados de entrada B, para representar interruptor de entrada B. A ou B de entrada tem que ser fechada para que a saída seja energizada (Figura 4c).A linha, em seguida, termina com O para representar a saída.
Em caminhos gerais // Alternative fornecidos por caminhos verticais a partir da linha principal de um esquema de comando, isto é, os caminhos em paralelo representam lógico OR operações.
Um exemplo de um sistema de controle de porta OR é uma correia transportadora para transporte de produtos engarrafados embalagem, onde um prato deflector é activada para desviar garrafas em uma lixeira rejeitar se quer o peso não é dentro de certas tolerâncias ou não houver tampa do frasco.
Zero Ohms ... Não necessariamente! O objetivo do aterramento é ser o caminho de menor resistência oferecido a uma distúrbio elétrico, para isso tanto a resistividade do solo deve ser baixa, como a resistência do conjunto haste/condutor. Idealmente um solo deve ser zero ohms de resistência, mas infelizmente os padrões estabelecidos pelas agencias certificadores internacionais não estabelecem um limite de resistência de terra padrão. O NFPA e IEEE recomendam um valor de resistência de terra de 5 ohms ou menos, enquanto a NEC afirmou que "Certifique-se de que a impedância do sistema à terra é inferior a 5 ohms especificados no NEC 50,56. Em instalações com equipamentos sensíveis deve ser 5 ohms ou menos. " A NBR5410 recomenda que a resistência dos aterramentos estejam abaixo de 10 ohms, para áreas classificadas este valor deve ser inferior a 5 ohms, como prevê a NFPA e IEEE. Já a NBR5419 recomenda que em SPDAs Estruturais esta resistência esteja abaixo de...
Os equipamentos elétricos possuem uma classificação do nível de proteção contra acidentes por choque elétrico. Ele é usado para diferenciar os diferentes métodos/tipos de conexão e a proteção elétrica do equipamento. Os níveis se baseiam na norma internacional IEC 61140 (Protection against electric shock - Common aspects for installation and equipment) e são separados por classes, tais como: Classe 0 - A proteção contra choques elétricos é dada pela própria isolação do equipamento/aparelho elétrico. Isto é, não existe o condutor de proteção conhecido como PE ou “fio terra”, fazendo a conexão entre a terra e as partes metálicas do aparelho elétrico. Podemos exemplificar alguns eletrodomésticos com essa classe de proteção – ventiladores, televisores, rádios portáteis, etc. Existem estudos, visando proibir a fabricação dos equipamentos elétricos de classe 0, dando lugar a produtos contendo proteção de Classe II. Classe I – Apenas os chassis do eletrodo...
As redes de transmissão elétrica subterrâneas, em comparação às redes aéreas – que utilizam os postes para passagem dos fios - têm vantagens estéticas, pois eliminam os fios suspensos, e técnicas, já que a linha fica mais protegida contra intempéries. Na conversão de redes aéreas para subterrâneas, os eletrodutos e cabos elétricos podem ser enterrados em diversas configurações. Não há regulamentação do poder público quanto à forma de implantação e as próprias concessionárias seguem suas normas. Veja a configuração de um sistema de transmissão subterrâneo típico. A rede primária conduz a corrente elétrica em maiores tensões de distribuição. Geralmente, está enterrada no primeiro terço da via. Os cabos elétricos passam por dentro de eletrodutos de polietileno de alta densidade (PEAD), de 5" a 6" de diâmetro, enterrados diretamente no solo. Esses cabos são geralmente de alumínio, trifásicos, com isolamento EPR ou XLPE. A tensão depende muito do local da rede. An...
Comentários
Postar um comentário