Energia Fotovoltáica - quais as opções disponíveis?

 

O sistema ON GRID é o tipo de sistema fotovoltaico que possui conexão com a rede (a Concessionária, em SC é a CELESC). 

A partir do momento que um sistema fotovoltaico foi registrado junto à concessionária de energia que atende a unidade consumidora, ele conta com a possibilidade de obter créditos solares. Funciona da seguinte forma: caso seja produzida mais energia do que aquele imóvel for capaz de consumir no período, a eletricidade é mandada de volta para a rede da distribuidora.

 



 

Esse procedimento resulta em créditos, que tem o prazo de, no máximo, 5 anos para serem debitados da conta de luz nos meses que a produção de energia for abaixo do consumo. Ou seja, se em um determinado mês o uso da eletricidade aumentar e o sistema fotovoltaico não suprir toda a demanda, o imóvel utilizará a energia elétrica da rede pública, mas a fatura terá desconto.

Existem algumas outras vantagens em ter um sistema on grid e gerar créditos solares: por exemplo, é possível abater esses créditos da conta de luz de outros imóveis que tenham a mesma titularidade e estejam localizados em uma região que seja atendida pela mesma distribuidora.

Todos os benefícios do sistema on grid  podem ser usufruídos a partir do seu primeiro dia de funcionamento. Mas ao contrário do que muitos imaginam, o sistema não continua a fornecer energia no caso de falta de energia na rede. Esta medida é necessária para a segurança daqueles que trabalham no sistema.

O sistema fotovoltaico OFF GRID é mais caro do que o sistema on grid, por não ser conectado à rede pública, ele necessita de alguns equipamentos diferenciados para ter autonomia e ser autossustentável, como o uso de baterias estacionárias. Esse sistema isolado é bastante completo, com a sua estrutura dividida em três diferentes blocos, que são:

bloco gerador — módulos fotovoltaicos, cabos e suportes estruturais;

bloco de condicionamento de potência — inversor e controlador de carga;

bloco de armazenamento — bateria.


 

Esse sistema fotovoltaico isolado é usado predominantemente para funções bastante específicas, como bombear água e eletrificar cercas de segurança. A energia produzida é igual a de um sistema on grid — isto é, as placas solares captam a luz do sol e geram energia elétrica. A diferença fica a cargo do armazenamento, que neste caso é feito por meio de baterias. Logo, quando há excedente de energia produzida, essa sobra é enviada para o conjunto de baterias. Desse modo, em situações nas quais o consumo for maior do que a produção, as baterias entram em ação para liberar a eletricidade e atender o imóvel ligado ao sistema.

As baterias do sistema isolado são a única possibilidade de ter energia para ser usada quando não houver irradiação solar. Por essa razão, é imprescindível que o seu dimensionamento seja feito considerando as particularidades geográficas em relação ao clima de onde o imóvel está localizado. Afinal de contas, existem regiões que são mais propícias a períodos de chuva do que de sol.

A manutenção de sistemas OFF GRID é maior, pois a vida útil das baterias varia entre 3 a 4 anos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é um bom valor Resistência de Aterramento?

Isolação elétrica e como medir a resistência de isolamento em motores elétricos

Sistema elétrico subterrâneo