Por que realizar o ensaio de Resistência de Isolamento Fotovoltaico?
O ensaio de resistência de isolamento é um teste de segurança elétrica e tem o objetivo de mostrar se um sistema fotovoltaico oferece isolamento adequado entre seus subsistemas e o ambiente externo. Desta forma, também é possível verificar a integridade de condutores e equipamentos, além de detectar a degradação e falhas no isolamento dos condutores.
O ensaio de resistência de isolamento elétrico é uma das várias maneiras de detectar ou prever a falha de condutores em um sistema fotovoltaico. O teste “Megger”, como o ensaio de isolamento costuma ser chamado, é uma marca registrada de um produto de uma empresa que foi pioneira nesse tipo específico de teste
Quando, em uma instalação ou em um equipamento, duas ou mais partes, que estejam sob potenciais diferentes, entram em contato acidentalmente, por falha de isolamento, entre si ou com uma parte aterrada, temos uma falta. Por exemplo, dois condutores encostando um no outro, ou um condutor em contato com um encapsulamento metálico ligado à terra.
Uma falta pode ser direta, quando as partes encostam efetivamente, isto é, quando há contato físico entre elas, ou não direta quando não há contato físico e sim um arco entre as partes. Quando uma das partes for a terra falamos em falta para terra. Um curto-circuito é uma falta direta entre condutores vivos, isto é, fases e neutro. Uma falta para terra pode resultar de uma falha de isolamento, sendo que faltas para terra e arco elétrico são as duas razões mais comuns para incêndios em arranjos fotovoltaicos.
Em sistemas fotovoltaicos que utilizam um inversor sem transformador, os circuitos CC são isolados do terra. Módulos com defeito de isolamento, condutores expostos ou uma falha interna do inversor podem causar uma fuga de corrente CC no terra (terra de proteção). Tal falha também é chamada de falha de isolamento
A corrente de fuga é a corrente que, por imperfeição da isolação, flui para a terra ou para elementos condutores estranhos à instalação. É importante observar que na prática sempre existe, em qualquer circuito, uma corrente de fuga, uma vez que não há, rigorosamente falando, isolantes perfeitos. No entanto, em condições normais, as correntes de fuga são extremamente baixas (só detectáveis por amperímetros muito sensíveis) e não chegam a causar problemas à instalação.
É necessário testar a resistência de isolamento para garantir a segurança elétrica, mostrando isolamento suficiente entre os componentes condutores de eletricidade e a estrutura do módulo fotovoltaico, ou entre o módulo fotovoltaico e o ambiente externo. Um isolamento inadequado pode ocasionar choques elétricos e outros perigos.
Estes ensaios também podem ser usados para avaliar a degradação ou danos no isolamento da fiação e localizar falhas dentro de arranjos fotovoltaicos e outro circuitos do sistema. Os ensaios de resistência de isolamento são um elemento importante de comissionamento, testes de aceitação e manutenção preventiva para sistemas fotovoltaicos.
Comentários
Postar um comentário