Cabos não halogenados oferecem mais segurança às instalações elétricas

Esses condutores, quando atingidos por chamas de um incêndio, apresentam baixa emissão de gases tóxicos


A segurança das instalações elétricas tem sido um dos fatores mais exigidos pelo mercado. Em caso de incêndio, por exemplo, a inalação de fumaça tóxica pode provocar mais danos do que as queimaduras causadas pelo fogo. Os cabos não halogenados, conhecidos como atox, são um dos itens que mais têm contribuído para aumentar a segurança das construções. Isso porque eles não possuem elementos químicos da família dos halogênios nos seus compostos isolantes e de capa.
Desta forma, mesmo quando atingidos pelas chamas de um incêndio, apresentam baixa emissão de fumaça e gases tóxicos. Além disso, a pouca fumaça é de cor clara, não oferecendo às vítimas dificuldade de fuga do ambiente.  
“Por conta dessas características, a norma NBR 5410 – Instalações Elétricas de Baixa Tensão, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), determina que cabos não halogenados são obrigatórios em locais de alta densidade de ocupação e/ou com condições de fuga difíceis. Por exemplo, shopping centers, edifícios comerciais, escolas, teatros e casas de shows, ou seja, lugares com grande concentração de pessoas”, avalia o gerente de Engenharia de Produto da SIL, Nelson Volyk.  

Atox reduz riscos à segurança  
Diferentemente das residências, onde os condutores ficam abrigados em eletrodutos antichama, que por sua vez são instalados em paredes de alvenaria, em um shopping center, por exemplo, o sistema de cabeamento fica disposto em eletrocalhas ou bandejas abertas, em contato com o oxigênio. Em caso de incêndio, a queima de fios que possuam produtos halogenados em sua composição, como o cloro, liberará grande quantidade de fumaça e gases tóxicos, agressivos ao sistema respiratório.  
“O produto reduz o risco de danos à saúde por ingestão dos componentes provenientes da queima da isolação dos condutores elétricos e pode ser empregado em todas as instalações elétricas, substituindo os cabos isolados de PVC, mesmo em projetos em que não haja esta especificação, devendo-se somente manter a mesma seção nominal”, explica Volyk.  

A SIL, fabricante de fios e cabos elétricos para baixa tensão (até 1kV), possui duas linhas de produtos atox: Cabos Flexíveis AtoxSil 750V, que alia as características de não propagação e autoextinção do fogo; e o Cabo Flexível AtoxSil 0,6/1kV 90ºC, não halogenado, mas que possui isolação para 1kV em HEPR e suporta temperaturas de até 90ºC. Além de oferecer as mesmas aplicações do AtoxSil 750V, pode ser utilizado em bandejas, leitos, eletroduto enterrado, etc.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é um bom valor Resistência de Aterramento?

Isolação elétrica e como medir a resistência de isolamento em motores elétricos

Sistema elétrico subterrâneo